Contamos o passo a passo da filmagem do documentário "Escrita Livre", com roteiro e direção de L.S. Alves, que recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Joinville, da Fundação Cultural de Joinville e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Tal patrocínio foi conquistado por meio do Edital de Apoio à Cultura de 2012.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Gravando com uma família

A tarde do dia 27 foi rica. Em relatos, imagens e vida. A dificuldade dessa tarde de gravação foi encontrar a residência da família que seria entrevistada. Alem dos problemas enfrentados pelas assistentes sociais em manter os cadastros atualizados, ainda tivemos que lutar contra a numeração irregular da rua em que pesquisávamos.

As gravações na zona leste de Joinville nos levaram à casa da família de um detento da penitenciária. Lá, no mesmo terreno, mãe, pai, filhas, genro e netos. Muitos marcados pelo sistema carcerário. Uns diretamente, outros atingidos pela ausência dos que foram recolhidos. Uma família inteira disposta a falar abertamente sobre suas experiências dentro e ao redor do sistema carcerário da cidade. Possuidores de vasta correspondência trocada entre mãe e filhos, esposas e marido, irmãos e irmãs. Uma família que conhece a realidade tanto do presídio quanto da penitenciária industrial. Horas de gravação que ajudaram a montar toda uma paisagem do que é estar preso e ter que se agarrar às cartas para não perder as esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário